O contrato entre fotógrafa e noiva se dá de modo claro e simples. A noiva diz que quer a data, manda os dados, faço o contrato, ela paga a entrada, assinamos e fim!É só esperar a o grande dia e trocar e-mails com idéias legais e vez ou outra marcar um capuccino para fofocar. 🙂
Às vezes a noiva diz que quer a data, mas por motivos diversos acaba nem assinando o contrato e fica reservado assim mesmo! Seguro o dia fica tudo certo e depois ela assina. Confiança mútua. Raro, mas acontece. Quantas noivas não ficaram “P” da vida porque pediram para o fotógrafo segurar a data, reservar e depois outra noiva estava no lugar? E a chateação acontece….
MAS e quando a noiva diz que quer, manda os dados para fazer o contrato, segura a data e na hora de assinar o contrato, tempos depois, ela fala que “tem alguém conhecido que fotografa casamentos e que infelizmente não vai poder fechar” ???? Como a gente fica? Não tem contrato. Ok. E se fosse ao contrário? Sem o contrato a fotógrafa dá o cano na noiva?? Eu recebi pedidos de casamento para a data X e respondi: tem gente! O fotógrafo extra que vai comigo disse para outros compromissos dele: Tem gente! e na hora H, com o contrato na mão, levei um cano da noiva !!!!
E se fosse a fotógrafa que dissesse: Ok estou segurando sua data e na hora H eu dissesse: Foi mal, tem uma prima que vai casar no seu dia e eu dei prioridade a ela sem te avisar?? RÁ! queria VER!
Ninguém é obrigado a fechar com ninguém, mas é de bom tom verificar ANTES de pedir para segurar a data e mandar os dados para o contrato se não existe nenhum “amigo que fotografa casamento”. Assim fica bacana para todo mundo! Para mim que libero a data, para o outro fotógrafo idem, para a noiva que fotografa com quem quer e para o “amigo fotógrafo da noiva”.
Fica aqui meu protesto contra as pessoas que abusam da nossa confiança. hhehehehe
Carol
____________________________