Carolina Pires Fotografia de FamíliaCarolina Pires Fotografia de Família
Menu
  • Início
  • Quem é Carol?
  • Grávidas
  • Famílias
  • Crônicas
Crônicas

O bem vence o mal, espanta o temporal…

Share this post

Hoje eu acordei com uma sensação igual quando eu tinha quando era criança após a noite de Natal: vários presentes espalhados pela casa. Hoje eu acordei com a certeza de que eu tinha ganho vários presentes para meu coração desde sexta-feira.

Fui trabalhar no Nordeste e já na estrada Natal-Mossoró o sertão se desvendava aos poucos, cactos, chão árido, céu de filme. Pouquíssimas árvores tortas, o cheiro do sertão, a seca. A viagem bem cansativa com mais de 3h de estrada lisa feito um tapete, reta, completamente reta sem uma curva que seja. Chão. Cactus. Chão. Reto Reto Reto. Parada para comer queijo de coalho e queijo manteiga feitos ali mesmo. E mais estrada e o sol se pondo, bilhões de estrelas aparecendo e uma lua crescente. A vegetação ia passando rapidamente pelo vidro da caminhonete do senhor que me esperou no aeroporto com a placa “Carol Pires”. Sou eu.

Foi nessa estrada que papai sofreu um acidente de moto há mais de 70 dias e estava até hoje sem poder pisar no chão. Mas vai voltar em breve. É muito chão. Os pensamentos de fato se misturavam, a alegria de estar ali e a imaginação de onde teria tudo acontecido. Até que chegamos na cidade e na porta do hotel estava ela, a noiva que tinha me contratado para fotografar o casamento dela sem nunca termos nos visto. Carla era alta com cabelos curtinhos e castanhos, olhos acesos e um sorriso de dentes perfeitos. Nos abraçamos como se já nos conhecêssemos há anos e apareceu Marcos, o noivo sertanejo, que me estalou um beijo na bochecha e os dois me fizeram sentir em casa, acolhida, querida.

E o que mais se faz no interior do Nordeste é tomar cachaça e foi aí, ele na Seleta e eu no velho e bom chopp gelado, que os presentes começaram a cair. E cada vez mais eu admiro as pessoas que tem amor no coração e brilho nos olhos!  Cada vez mais eu admiro quem olha pra frente e percebe que é chegada a hora da prova, quando a vida chega e fala: “E agora? Agora é que eu quero ver!!” Cada vez mais eu admiro pessoas que são desapegadas de coisas mas não de pessoas. Cada vez mais meus olhos brilham quando eu vejo gente que ultrapassa, que caminha, que fala bem tranquilamente sobre uma prova de fogo. Eu olho e quero ser igual e sorrio com isso! Já na mesa do boteco, antes do chopp, eu chorava com as histórias escutadas do meu mais novo amigo Marcos.

E eu admiro meu pai que soube hoje que vai poder voltar a caminhar. Reaprender, passinho por passinho, um atrás do outro que nem criança… como isso é representativo! E ele não esmoreceu, e sempre acreditou que tudo ia ficar bem. E  ficou! Acidentes são acidentes, eles acontecem a todo momento e sem avisar, por isso se chamam “acidentes”. Mas  em nenhum momento chamamos de azar. Até porque não foi! E, antes de qualquer coisa, ele está VIVO e com MUITA saúde! Desde o primeiro momento era esse o pensmento: Foi MUITO bem atendido no Hospital Público de Mossoró, foi ali que salvaram a vida dele! Serei eternamente grata a essa cidade! Depois tudo que se seguiu, deslocamento Mossoró-Natal-Recife, outra cirurgia… e tudo era uma sequência de procedimentos bem sucedidos, com excelentes médicos em Recife e com uma recuperação absurda e sem nenhum, nenhum, problema. Isso, pessoal, é sorte! É vida! É o que me leva a acreditar nas pessoas, nas superações! A cada dia uma reconquista de um novo território: o quadrado da próxima lajota do chão. E hoje, após 72 dias, quando eu volto de Mossoró, ele recebe a notícia do médico que agora sim, pode pisar no chão e dançar frevo no carnaval! É muita emoção!!

Eu admiro pessoas que contam episódios chatos, sorrindo. Eu admiro quem dá, quem faz o outro sorrir, quem tem tristezas sim, mas tem mais alegrias ainda! Eu admiro pessoas que iluminam e que te fazem sentir especial!

Eu admiro a Carla e o Marcos que depois de ex casamentos extremamente  doloridos e falidos ficaram com pavor a se casarem de novo. Mas se casaram. “Porque eu preciso mostrar para minhas filhas que eu acredito no amor” ele disse em público durante a festa. Na véspera do casamento os dois me confessaram: estamos morrendo de medo, apavorados! A gente namora há 8 anos, mas cada um na sua casa! E o que EU, que tenho SIM PÂNICO de me casar novamente, digo para um casal desses nessas horas?? 😛

– Carla, querida, eu também tenho pavor de me casar novamente, mas eu não posso dizer isso pra você, né? – isso a gente já rindo – mas eu não tenho pavor do AMOR e nem da CUMPLICIDADE e mais pavor do que se casar, eu tenho de NÃO TENTAR, isso é que não pode. Casa lá que eu vou estar te incentivando, eu seguro até sua mão, depois você me conta 😉

– Carolzinha, o segredo é casar com alguém que tenha medo também, aí está resolvido!

Então tá, eu anotei no meu caderninho “Como não ter medo do que se tem medo”. E eles se casaram e a gente morreu de chorar. Quando ela LINDAMENTE adentrou de mãos dadas com a mãe – ela estava muito muito muito bonita e iluminada e meu Deus, Carla BRILHAVA –  e olhou Marcos lá na frente, caiu em prantos, alto! Eu senti aqui e chorei junto. E ele chorou e as pessoas batiam palmas e fungavam e choravam e  riam. Gente eles superaram o medo, o trauma, a decepção e foram! E se encontraram e disseram sim sob o pôr-do-sol, as estrelinhas e a lua crescente. É pra crescer mais mesmo! MUITO MAIS!Foi lindo ele dizendo “Eu te recebo Carla e D. Anita” (é Nita ou Anita?) – a mãe dela, ao que ela respondeu “Eu recebo você, Marcos, e… – citou o nome das 3 filhas dele, mais os nomes dos pais” Isso já começou bem! Isso já começou família e AMOR!

Eu bem entendo e bem compartilho desse choro de medo misturado com amor misturado com alegria misturado com É ISSO, AMOR.

EU ADMIRO PESSOAS que olham a estrada e vêem flores e não espinhos.

Um beijo com o coração em festa!

Carol 🙂

ps: as fotos do casório vem depois.

ps2: esse título era uma musiquinha do He-Mam, desenho que eu adorava!!

_________________________

Tags: Crônicas

Posts relacionados

14 DE ABRIL DE 2021

Fotografia de Família

As nossas fotografias de família sempre contam uma história, ou várias. Muitas vezes...

00

13 DE ABRIL DE 2021

Somos fodas.

  Recebi essas fotos hoje. Eu levei Francisco no teatro da Gávea muitas e muitas...

00

12 DE FEVEREIRO DE 2019

Meus 39 anos

Meu aniversário se aproxima, 39 anos. Ainda cheia de arestas pra aparar, ainda...

90

3 DE MARçO DE 2018

Site novo, Vida Nova –...

  É por você que tenho tomado todas as decisões da minha vida. Mesmo que...

30

Busca

Categorias

  • Casamentos
  • Crônicas
  • Ensaio
  • Ensaios
  • Família
  • Gravidez
  • Opinião
  • parto
  • Pessoal
  • Por trás da Fotografia
  • Sobre o trabalho
  • workshop