Paguei uma especialista em bebês para que ela me dissesse, através da tela do computador, o que fazer para meu filho dormir sozinho no berço. O que eu ganhei em troca foi uma noite de cão, ninguém dormiu em casa e, provavelmente, no prédio todo. No dia seguinte fui a uma livraria comprar um “livro de fazer bebês dormirem sozinhos” e ainda prometia 12 horas seguidas de sono. Uau! Preciso disso! Escrevi na primeira página uma dedicatória para mim mesma e nunca mais abri o livro.
À noite chegou, aconcheguei o minúsculo filhote nos meus braços, enchi seu rosto de afagos com o meu nariz e repeti: pode me chamar quantas vezes você precisar, meu amor, a mamãe aparece rapidinho! Dorme tranquilo que eu virei assim que você me chamar.
E mesmo pendurada de sono, me pego nas madrugadas fazendo carinho com meus dedos nas suas bochechas enquanto o alimento. Passo a palma da mão nos cabelos fininhos que estão finalmente crescendo, seguro sua mãozinha, aperto os pés, e mexo nele todo! Até que o leite termina, ele vira pro lado e dorme. Largo a mamadeira vazia na mesa da sala, bebo um gole da minha água que está na minha cabeceira e durmo. O sono dura umas 3 ou 4hs no máximo. Se ele acordar antes disso é porque tem algo de errado.
Toda vez que eu o encontro na madrugada, entregue, faminto, relaxado, agradeço por nunca ter aplicado nenhum método de fazê-lo dormir sozinho e sem mamar. Tem dias que ele adormece na minha cama vendo galinha pintadinha e é uma delícia carregá-lo no colinho até seu ninho! Tem dias que de tão cansado dorme rápido, outras só sacudido no colo, outras andando de carrinho, outras no carro e, até mesmo, dorme sozinho no berço! Quase sempre na mesma hora e quase sempre de um jeito diferente.
Há quem tenha a sorte do seu bebê dormir a noite inteira. E há quem tenha a sorte de encontrá-lo de madrugada para um chamego. A conclusão que cheguei depois da maratona de tentativas de fazê-lo dormir feito adulto é que ninguém vai tirar de mim esse prazer delicioso que é ter o filho desmaiado de sono nos meus braços. Entregue à minha confiança. O dia que isso passar, passou!
meu instagram @carolina_pires
__________________